O adestramento facilita a comunicação com seu cachorro. Assim, fica mais fácil dele entender como deve agir. Por exemplo, se uma visita chega em casa e seu cão começa a pular nela, você dá o comando "senta" e o cãozinho para de pular.
Veja abaixo como ensinar seu cãozinho a obedecer esse comando:
Adestrar um cão requer, mais do que tudo, paciência e constância. Quando você ensina qualquer comando a seu cão, deve repetir a lição sempre que possível, pois quanto mais ele treinar, mais fácil será para ele entender, e memorizar, o que você deseja que ele faça.
Sempre tenha bolachas ou outros petiscos à mão. Eles serão muito úteis para você recompensar seu cão sempre que ele fizer o exercício corretamente. Não use pedaços muito grandes. Quebre a bolacha em vários pedaços pequenos para evitar que seu cão perca o interesse, por já estar satisfeito.
Um dos primeiros comandos que ensinamos aos cães é “sentar”.
- Fique de frente para seu cachorro.
- Chame a atenção de seu cão para sua mão. Deixe claro para ele que você tem um petisco na mão.
- Ponha sua mão uns 15 cm acima do focinho dele, e avance sua mão (lentamente) em direção ao corpo dele, de forma que ele precise levantar o focinho para vê-la. Chegará um momento em que ele irá sentar, pois a maioria dos cães não gosta de andar para trás.
- Nesse momento dê o petisco para ele, elogie-o, e repita este exercício mais algumas vezes. Com o tempo ele sentará sempre que você puser sua mão à altura do focinho dele.
- Se seu cão ao invés de sentar começar a andar para trás, faça o exercício perto de uma parede, pois então ele não terá como andar para trás.
- Quando você perceber que ele já sabe o que deve fazer para ganhar o petisco, faça mesmo o exercício falando “SENTA”.
- O ideal é que ele obedeça tanto o comando manual quanto o oral separadamente. Porém ao início você irá treiná-lo com os dois comandos juntos. Tente sincronizar a palavra ao gesto da mão. Com o tempo use um ou outro comando.
Dicas:
- Não trabalhe muito tempo seguido com seu cão. Se ele der sinal de cansaço, pare o exercício. Recomece mais tarde, ou no dia seguinte.
- Não trabalhe com seu cão em horários muito quentes ou logo após as refeições.
- Procure iniciar o treinamento em locais tranqüilos, em que você consiga controlar seu cão facilmente e, principalmente, prender sua atenção. Por isso, não inicie as aulas em praças ou na rua porque com certeza a atenção dele estará voltada para o movimento em seu redor.
- Não treine seu cão quando VOCÊ estiver de mau humor ou cansado.
- Fique atento se ele realmente encosta no chão antes de dar o petisco, pois muitas vezes o cão gosta de “enganar” e só finge, ou só ameaça, sentar.
- Nunca dê um comando várias vezes seguidas até que ele obedeça, por exemplo: Senta, Rex, senta Rex, senta Rex.... Se, quando você estiver treinando-o, ele não obedecer ao comando dado, ignore-o por alguns segundos, e, se possível, saia de perto dele. Depois volte a pedir o comando e espere que ele sente.
Maíce Costa Carvalho, adestradora
maice@dogtimes.com.br
maice@dogtimes.com.br
Fonte: Dog Times
Nenhum comentário:
Postar um comentário