segunda-feira, 15 de agosto de 2011

E as pulgas estão de volta!

Com o calor voltando (graças a Deus), as pulgas voltam junto. Leiam este artigo do Dr Danilo sobre essa praga:


Há muito tempo alguns insetos e parasitas vem nos trazendo grandes desafios, dentre esses parasitas os que mais atormentam a vida de milhares de animais são as pulgas e os carrapatos. Entenda um pouco mais sobre esses pequenos  insetos.

Pulgas

São pequenos insetos medindo aproximadamente 0,2 a 0,4 cm que se alimentam principalmente de sangue. Preferem os animais como hospedeiros, por estarem bem próximos desses (principalmente no chão).
Para conseguir combater esses insetos de forma eficiente, temos que entender o ciclo de vida deles. Esse ciclo se divide em 4 partes, sendo apenas uma dessas partes visível (5% do problema são as pulgas dos animais).

Ovos (50% do problema)

Cada fêmea pode pôr até 2000 ovos em sua vida, que pode chegar à 4 meses. Agora imaginem o tamanho do problema se apenas 1 pulga consegue colocar 2000 ovos, quase 100% viáveis. Em pouco tempo podemos ter uma infestação gigante em casa. Esses ovos normalmente caem e ficam em frestas pelo chão, sofá, panos, etc... E se engana quem acha que está livre do problema por ter piso frio. Claro que existe uma dificuldade muito maior em se controlar o problema quando se tem piso de taco de madeira pois esse oferece as condições de temperatura e umidade adequadas para o desenvolvimento dos ovos.

Larvas (35% do problema)

Os ovos eclodem dentro de 1 a 6 dias dando origem às larvas. Esses tem o chamado geotropismo positivo, significa que tendem a se esconder o mais profundo possível. Novamente se escondendo nas frestas, sofás, etc.

Pupas (10% do problema)

Após 7 a 10 dias as larvas se tornam pupas. Apesar de somarem apenas 10% do problema, nessa fase se encontra a maior dificuldade no controle das pulgas. As larvas são revestidas por uma espécie de casulo dando origem à pupa, essas se aderem aos locais onde se formam e são extremamente resistentes podendo ficar nesse casulo por 6 meses. Imunes aos produtos de limpeza e dedetizações. Portanto preparem-se para uma longa batalha no combate às pulgas.

Pulgas (5% do problema)

Quando as pupas encontram condições ambientais ideais (umidade e calor) elas se tornam as pulgas que são visíveis para nós, e infestam os animais.
Controle
Existem no mercado diversos produtos destinados ao controle de pulgas, mas para um controle eficiente não basta eliminarmos apenas as pulgas dos animais, pois representam apenas 5% do problema. Sendo assim temos que fazer um controle completo de animais e ambiente. Segue abaixo alguns princípios ativos importantes no combate às pulgas.
Para os animais:

Fipronil – Agem no sistema nervoso dos insetos causando sua morte. É encontrado em soluções oleosas que se espalham junto com a oleosidade natural da pele do animal e entram na glândula sebácea, ficando no corpo por bastante tempo (até 3 meses). Ex: Frontline (Merial) e Fiprolex (CEVA).
Dica: A pele deve estar oleosa, portanto o animal não deve tomar banho por cerca de 3  dias antes da aplicação, e o produto precisa de mais 3 dias para se espalhar. Sendo assim 6 dias sem banho. A freqüência de banhos diminui o tempo de duração do produto.
Imidacloprida – Mecanismo de ação semelhante ao fipronil. Ex: Advantage (Bayer), Advantage Max3 (Bayer), Advocate (Bayer).
Permetrina – Mecanismo de ação novamente envolvendo o sistema nervosa do inseto. Ex: Pulvex (Schering-Plough), Tiper C (Brower), Spot Vet (Coveli).
Metopreno – Ação contra ovos e larvas. Age em associação com outros princípios como no caso do Spot Vet (Metopreno ,Permetrina e Butóxido de Piperolina), Frontline Plus (Fipronil e Metopreno).
Moxidectina e Selamectina – São antiparasitários sistêmicos, significa que agem de forma interna, combatendo vários outros parasitas como alguns vermes intestinais, ácaros (sarna), etc... Ex: Advocate (Bayer) Moxidectina com imidacloprida, Revolution (Pfizer) Selamectina.

Alguns produtos:
(Clique no nome para ir à página do fabricante)
Pulvex - Schering
Tiper C - Brouwer
Spot Vet - Coveli
Prac-Tic - Novartis
Revolution - Pfizer


Para o ambiente:
Existem 2 formas de controle altamente eficientes, mas a longo prazo.
Deltametrina: (Butox – Intervet Schering, K-othrine (Bayer), Fortis (Plantel), Decathrine (Agener). Esse principio ativo consegue eliminar as larvas de pulgas. Devendo ser usado a cada 14 dias para um bom efeito evitando que elas virem pupas.
Lufenuron: Evita que os ovos das pulgas se desenvolvam bloqueando a deposição da quitina que é o principal componente do “esqueleto” da pulga. Deve ser usado mensalmente por cerca de 6 a 10 meses para um controle eficaz. Ex: Program Plus (Novartis).
Existem outros produtos para auxiliar no combate às pulgas, mas só citei os que acredito que tenham maior importância.
Carrapatos
Mantendo o combate às pulgas, muitas vezes já estaremos controlando os carrapatos. Em breve estarei detalhando esse assunto também.


 

Curiosidades

- As pulgas podem entrar em casa de várias formas, inclusive por você mesmo, nos sapatos, nas roupas, etc.
- As “bolinhas” pretinhas que as pulgas deixam na pele do seu animal, não são os ovos, mas sim as fezes.
- As pulgas possuem geotropismo positivo, e os carrapatos possuem geotropismo negativo. Isso significa que as pulgas costumam se esconder em lugares baixos e profundos enquanto os carrapatos se escondem em lugares altos.
- A maioria dos carrapatos são espécie específicos, isso significa que pombos não trazem carrapatos para seus cães!
- A Peste Negra matou cerca de 25 milhões de pessoas na Europa no século XIV. A doença acontece até hoje e é transmitida pela pulga.
- A pulga é o transmissor de um dos principais vermes intestinais de cães e gatos, o dipylidium caninum.
Algumas doenças transmitidas por pulgas e/ou carrapatos
- Peste Negra
- Diversas encefalites
- Tularemia
- Erliquiose
- Babesiose
- Borreliose de Lyme
- Febre Tifóide
- Peste Bubônica
Etc...

Espero ter ajudado a entenderem um pouco mais sobre o controle de pulgas. Qualquer dúvida ou comentário entre em contato.


Nenhum comentário: