segunda-feira, 5 de março de 2012

Estopinha ensina como não pular nas visitas

Entrevista: Pular nas visitas

Por Estopinha

Gente, confesso:
Eu não pulo porque meu pai me ensinou desde pequena que não é certo... Ai, mas quando vejo uma pessoa que eu gosto, me dá uma vontade gigante de pular nela!? Mas eu me controlo, né... Já entendi que isso não é legal.
Mas, pra ajudar os meus amigos que ainda não aprenderam, eu entrevistei a tia Caroline Serrato, adestradora da Cão Cidadão, pra entender porque a gente tem essa mania de pular nos humanos.

Estopinha: Por que os cachorros gostam de pular nos humanos quando eles visitam a gente?
Caroline: Na maior parte das vezes, o cachorro quer fazer festa com a chegada das pessoas. Geralmente, a maneira mais fácil de ter contato com os amigos humanos é pulando neles. Além disso, o cachorro fica mais próximo das mãos, é mais fácil de ganhar carinho. E o hábito se torna mais constante quando é recompensado, isto é, quando damos atenção ou conversamos com o cão que está pulando.

Estopinha: E a gente tem que levar bronca quando pular na pessoa, né?
Caroline: Isso mesmo. Os pulos incomodam algumas visitas, e ainda podem ser perigosos quando acontecem com crianças ou pessoas de mais idade, por exemplo.

Estopinha: E quem tem que ensinar que é errado? O dono ou a pessoa que tá visitando?
Caroline: O proprietário deve dar as broncas. Não é legal quem está sofrendo os pulos tentar impedi-los. O papel de colocar limites deve ser do dono. Mesmo porque a visita nem sempre possui liderança com o cachorro. O dono pode dar essa bronca chacoalhando uma lata cheia de moedas - sobre a qual já falamos aqui - no exato momento da ação.

Estopinha: Mas quando a gente não pula, ganha alguma coisa legal, né? Ai, tia, é o mínimo! Quando a gente faz errado, leva bronca com razão... Mas quando faz certo...
Caroline: Claro! Quando o cachorro ficar comportado e não pular nas visitas, ele deve ganhar petiscos, carinho e atenção. Assim, ele saberá que está agindo certo!

Estopinha: Muito obrigada, tia! Entendi um monte de coisa!
Gente, eu nem imaginava que pulava nos outros pra ficar mais perto da mão deles!? Vivendo e aprendendo nessa minha vida...
Ai, espero que vocês tenham gostado das dicas também!
Um feriado muito chique pra todo mundo e até semana que vem!

Fonte: R7 - Dr Pet

Eu também acho válido que, quando chegar visita, a gente ponha o cachorro na coleira, e mande ele sentar. Aí você abre a porta, e pede pra visita esperar. Só entra quando o cachorro ficar calmo, e sentado. Aí quando a visita entra e o cachorro fica sentado, ele ganha petisco.
É bom pedir a um amigo que venha a sua casa pra treinar!
Boa sorte!

Nenhum comentário: